Alongamento antes ou depois do treino?

O alongamento é algo comum entre os praticante de atividades físicas, mas será que está sendo feito corretamente e os seus benefícios quais são?
O que muito gente imagina mas não é bem verdade, é que um alongamento intenso pode prevenir lesões se feito juntamente com a atividade física. Este é um erro comprovado cientificamente, pois os ao realizar os exercícios, são criandos micro-traumas nos músculos e alongando neste momento poderá até provocar um dano muscular maior.
Mas o alongamento não é um vilão, ao contrário, ele ajuda muito a melhora da flexibilidade, desde que feito regularmente, tendo assim em mente que este benefício é a longo prazo, e não notado no mesmo momento. Então deve ser feito sim.
E qual o melhor horário? Antes ou depois do treino? E a resposta é nenhum deles! O ideal é realizar em um horário diferente do seu treino, ou até mesmo em dias alternados. Após o treino deve ser evitado para não causar lesões nos músculos, pois estarão com micro-traumas. Antes do treino também não é o ideal, pois ele poderá prejudicar o desempenho muscular ao realizar a atividade posteriormente, mas se mesmo assim preferir, deve-se alongar cada determinado grupo muscular no mínimo 15 segundos e no máximo 45 segundos com baixa intensidade, pois menos que 15 segundos não trará resultado e mais que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular.
Agora você sabe que alongamento e treino não combinam, a não ser um alongamento leve durante o aquecimento antes do treino. Pratique seu treino com segurança e seu alongamento em horários diferentes para um bom desempenho, resultado e excelentes benefícios.